Recebi uma pergunta que costumo receber muito e que provavelmente todo mundo que tem algum trabalho na internet com pessoas hoje deve receber: Como sair do desespero de não ter um propósito na vida?
Cara essa pergunta é phoda né?
Maldito dia que inventaram essa história de “propósito”. Tanto sofrimento gerado e ao mesmo tempo tanta gente ajudada e transformada. Então me parece que foi bom e ruim.
Curiosamente ainda acho vivemos tão sem propósito hoje. Muitas vezes fantasiamos tanto esse termo. Penso que se a palavra e a busca do tal “propósito” não está nos levando a entrar mais na nossa realidade, na nossa vida, podemos então muitas vezes estar usando ela para nos machucar, nos deixar confusas e sem ação. As vezes faz parte do processo, but…
Olha eu não sei o que você quis dizer com “propósito”.
Vou te falar o que eu penso sobre isso. E quero dizer que entendo a tua dor. Porque dói, ainda mais quando comparamos, romantizamos e imaginamos que os outros tem propósito de vida e nós não.
Todo mundo que eu conheço que “está feliz com o que faz” tem dúvidas e está querendo mudar alguma coisa sempre. Estão constantemente achando que ainda tem algo a mais lá na frente. E isso é muito bom, quando entendemos que isso faz parte do processo infinito da vida, porque isso nos faz crescer e melhorar.
Então primeiramente temos que cuidar com o que estamos entendendo por “propósito” – que aqui no caso estou falando sobre o que você faz como atividade profissional. Acreditamos que isso é uma resposta única e que vamos viver dela pro resto da vida? Não sei se isso existe.
Quando fiquei de sabático me questionei muito sobre isso: “Quero ser artista, trabalhar com gente, abrir um negócio do zero? Qual meu propósito?”. Foram questionamentos normais, importantes, porém se eu ficasse ali pra sempre eu iria me causar muito sofrimento, sabe? E por um tempo me causou mesmo… muito sofrimento.
Eu odeio te dizer o que vou dizer porque acho essa resposta chata, porém ela é EXTREMAMENTE PODEROSA e talvez o que vai te tirar do desespero: Foi quando eu decidi que meu propósito era: dar o meu melhor e ficar boa no que faço é que a minha vida começou a andar de novo. E esse aprendizado eu devo a várias pessoas que estavam sofrendo menos que eu.
Dando o meu melhor venho ficando mais “forte”, não do tipo ‘fortona’, mas forte porque assim eu tenho poder na minha vida, não preciso esperar por algo.
Eu não sei qual é o meu “propósito”. Mas sei que ele passa por: Dar o meu melhor e me tornar boa no que eu faço.
Acredito nisso: Onde estivermos agora se dermos o nosso melhor tem algo que acontece com a gente. Coisas boas, novas e oportunidades surgem. E ai, vamos para a etapa do: testar. Testar se elas fazem sentido, sem julgar logo de cara.
E ao testar nos conhecemos e vamos entendendo onde podemos dar mais do nosso melhor e se aquilo fecha com nossos valores e estilo de vida. E aí é continuar: dar o seu melhor, consequentemente aquilo vai se desenrolando de uma outra e você vai se expandindo junto, e isso se torna uma alquimia eterna.
Então minha sugestão pra você seria: Dê o seu melhor onde estiver agora. E veja o que acontece não só por fora, mas por dentro. Que poderes e forças vai descobrir sobre você mesma.
Não acredito que exista regra ou grande mistério: hoje tenho entendido que propósito a gente decide muito mais que encontra, como muitas coisas na vida.
Decidir o que vamos fazer agora com o que já temos é poderoso. Nos transforma, transforma nossa forma de fazer as coisas, transforma nossos resultados, transforma nossa vida, transforma até as pessoas das quais nos relacionamos, que transforma…